O seminário internacional “Pensar a mídia a partir do Sul: novos e velhos desafios” aconteceu nos dias 13 e 14 de novembro no auditório do PPGCOM/UFF. Ele foi realizado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberanias Informacionais (INCT-DSI) em parceria com a Escola de Política e Governo da Universidad Nacional de San Martín e com o apoio da FAPERJ e contou com a participação de integrantes do CODES como o coordenador Afonso Albuqueque e a coordenadora executiva Juliana Gagliardi.
O evento reuniu pesquisadoras e pesquisadores de diferentes países para discutir transformações estruturais dos sistemas midiáticos, do jornalismo e do ecossistema comunicacional em meio ao avanço das plataformas digitais. Gratuito e aberto ao público, o seminário atraiu estudantes, docentes e integrantes de centros de pesquisa interessados em compreender como os fenômenos comunicacionais na América Latina se diferenciam e dialogam com abordagens produzidas a partir do Norte Global.
A programação teve início na quinta-feira (13) com a mesa “Sistemas midiáticos na América Latina”, que contou com apresentações de Ivan Schuliaquer (UNSAM), Philip Kitzberger (Universidad Torcuato di Tella), Martin Echeverría (BUAP), Dan Hallin (University of California/San Diego) e o coordenador do INCT-DSI Afonso de Albuquerque (UFF). Na sexta-feira (14), pela manhã, o seminário retomou as atividades com a mesa “Jornalismo em tempos de mudança”, reunindo Liziane Guazina (UnB), Juliana Gagliardi (UFF/FAPERJ), Ximena Orchard (Universidad de Santiago de Chile) e o vice-coordenador do INCT-DSI Jamil Marques (University of Iowa).
No período da tarde, a mesa “Mídia, plataformas e autoritarismo” encerrou o seminário com reflexões sobre como lógicas algorítmicas e dinâmicas de plataformização podem fortalecer discursos e práticas autoritárias. Participaram Marcelo Alves (PUC-Rio), Raquel Recuero (UFPel), Natalia Aruguete (CONICET/Universidad de Quilmes), Marcelo Santos (Universidad Diego Portales) e Arthur Ituassu (PUC-Rio).
Para a coordenadora do evento, Juliana Gagliardi, as discussões reforçam a necessidade de produzir conhecimento crítico a partir da realidade latino-americana: “Pensar a mídia a partir do Sul significa reconhecer que nossos desafios e nossas experiências não podem ser entendidos apenas pela lente de modelos consolidados no Norte Global”. O seminário integra as atividades da Rede de Pesquisadores em Política e Comunicação na América Latina (Ripcal), coordenada por Juliana Gagliardi (INCT-DSI/CODES/FAPERJ) e Ivan Schuliaquer (Universidad Nacional de San Martín-UNSAM).