Sobre

O Centro de Referência para o Ensino do Combate à Desinformação (CODES) foi fundado em 2023, por pesquisadores sediados no Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (IACS/UFF)

Seu objetivo principal é desenvolver diretrizes para o combate à desinformação no Brasil, através do ensino e da pesquisa.

Trata-se de uma iniciativa vinculada ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberanias Informacionais (INCT-DSI), financiado pelo CNPq. O projeto também conta com o apoio da Faperj. 

Missão

O CODES pretende se tornar uma referência nacional na luta contra a desinformação, promovendo a educação e a conscientização crítica sobre os desafios da era digital.

Acreditamos que para combater a desinformação é preciso primeiro entender o fenômeno em toda a sua abrangência. Isso vai muito além de identificar determinados conteúdos como falsos ou enganosos. É preciso também identificar quem produz e distribui desinformação, quais os seus objetivos e métodos e como os seus esforços são financiados.

Adicionalmente, faz-se necessário também entender como o atual contexto histórico cria condições favoráveis para a disseminação de desinformação, discursos de ódio, teorias da conspiração e todo tipo de ações que visam promover a corrosão da ordem democrática e da confiança nas instituições públicas.

Visão

A universidade pública tem um papel central a cumprir no combate à desinformação. Ela  pauta suas ações em um forte senso de serviço público e compromisso com os interesses fundamentais da sociedade. Além disso, ela é um setor de vanguarda na produção de conhecimento e pilar da soberania nacional.

O CODES acredita que é necessário reforçar os laços que unem a universidade à sociedade como um todo. Para além de produzir conhecimento relevante sobre a desinformação, o CODES se propõe a apresentar soluções concretas para os problemas relacionados a ela.

O CODES defende que a universidade é uma instituição chave no combate à barbárie no mundo atual.

Rolar para cima